Onda de frio mata 17 no México
2005-12-12
Pelo menos 17 pessoas morreram nos últimos cinco dias devido à onda de frio que atinge o norte do México, com temperaturas que chegam a 14ºC abaixo de zero, as autoridades governamentais informaram neste domingo (11/12).
O governo do estado de Chihuahua, o maior do país, limítrofe com o Texas, Estados Unidos, e onde morreram 14 pessoas, anunciou que solicitará a declaração de estado de emergência em 20 municípios.
O chefe da Unidade Estatal de Proteção Civil do governo do estado, Isaac Olivas, disse que a zona mais castigada pela onda invernal é a serra Tarahumara, habitada pela etnia de mesmo nome, chamada também Rarámuri.
Seus habitantes moram em frágeis casas e devido a seu estado de pobreza e desnutrição são vítimas de doenças respiratórias todos os invernos.
Na cidade de Matamoros, estado de Tamaulipas, também fronteiriço com o Texas, nas últimas 24 horas morreram três indigentes que dormiam ao relento.
Em algumas escolas do norte do país as autoridades precisaram equipar as salas com aquecimento para não suspender as aulas e substituir os equipamentos que se encontram em más condições.
As autoridades levam adiante uma campanha para orientar a população para que evite o uso de estufas rudimentares ou em más condições, porque nessa época aumentam as mortes por incêndio ou inalação de dióxido de carbono. (FSP, 11/12)