Medusas gigantes invadem o Japão
2005-12-09
O mar japonês está sendo invadido por medusas gigantes. Elas medem mais de um metro e têm 80 centímetros de diâmetro. Pesam 200 quilos e contam com inúmeros tentáculos ventosos. Surgiram –do nada–, em grandes quantidades, para aterrorizar o povo japonês. Estes exércitos multitudinários de horripilantes bichos babosos acabaram com o abastecimento do principal alimento do país.
Enquanto se mata a um, aparece outro para ocupar seu lugar. Ao final, os governos da área, dispostos a plantar cara, se estão reunindo para fazer frente comum contra o inimigo. A –echizen kurage– não é um invasor extraterrestre, mas uma medusa gigantesca que está destruindo o meio com que os pescadores ganham a vida. A Medusa de Nomura, que é o nome popular desse animal, é a criatura de maior tamanho desta espécie em águas do Japão e, por razões que até agora continuam sendo misteriosas, seu número tem se multiplicado nos últimos meses.
O problema converteu-se em algo tão grave que os responsáveis governamentais da área de pesca do Japão, da China e da Coréia do Sul se reuniram, neste mês, na chamada Cúpula da Medusa para analisar possíveis estratégias com as quais fazer frente às invasões.
O Partido Liberal Democrático, que governa no Japão, constituiu um comitê de medidas contra as medusas, e os pescadores já começaram a trabalhar em tecnologias para manter os predadores longe de suas redes. O problema apareceu pela primeira vez no final do verão, quando pescadores dedicados à captura de anchova, salmão e outras espécies começaram a encontrar, anormalmente em suas redes, um número muito grande de medusas. (El Mundo, 9/12)