Governo de SC e Prefeitura de Florianópolis debatem criação de Reserva da Biosfera Urbana
2005-12-09
O governo do Estado e a Prefeitura da Capital deram mais um passo ontem para a criação da Reserva da Biosfera Urbana em Florianópolis. Em palestra ocorrida ontem à noite, no auditório da Incubadora Celta, no bairro João Paulo, foram iniciados os trabalhos de definição do conceito preliminar da reserva.
Capitaneando os trabalhos estava o arquiteto Rubén Pesci, diretor da Fundação Cepa, da Argentina, entidade que realizou mais de 100 projetos para cerca de dez países da América Latina e Europa. Pesci é especialista em projetos ambientais, com trabalhos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Florianópolis conquistou, em novembro passado, o direito de apresentar um projeto para tornar-se a primeira cidade da América Latina com uma Reserva da Biosfera Urbana. O projeto deve ser entregue para a Unesco até abril de 2006. A intenção da reserva é manejar adequadamente os componentes da biosfera: do subsolo à atmosfera, dos componentes culturais e históricos aos ciclos naturais, tudo deve entrar em harmonia para que o possa ocorrer o desenvolvimento sustentável dessa biosfera.
Na Capital, o plano inicial é fazer oficinas com quatro grupos temáticos: unidades de conservação natural, áreas de manejo urbano, patrimônio cultural intangível e organização e gestão da reserva de biosfera. Com a aprovação do projeto, a recuperação ambiental do município passa a ser prioridade na elaboração do Plano Diretor. Os fundos para implantar a reserva virão da própria Unesco. (A Notícia, 09/12)