Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto comemora 10 anos
2005-12-09
O Centro de Educação Ambiental Vila Pinto, na zona leste de Porto Alegre, comemora neste sábado (10/12) a partir das 9h, dez anos de existência. Além da festa, que contará com a presença do prefeito José Fogaça, será inaugurada uma biblioteca e uma sala de cinema construídas em parceria com apoiadores da vila. A líder comunitária da Unidade de Triagem, tida como referência, Marli Medeiros ainda apresentará os projetos da Creche Comunitária, Centro Esportivo e o Mac Pinto, uma lancheria que ficará na entrada do cinema.
O centro de educação da Pinto é uma ONG fundada por um grupo de mulheres da comunidade decididas em transformar a condição de pobreza e violência a que estavam submetidas. A base de seu sustento é a Triagem de Resíduos, recebido da prefeitura de Porto Alegre e de empresas com as quais mantém contratos. O centro trabalha diariamente com cerca de 80 toneladas de lixo, envolvendo 62 pessoas, também associadas ao CEA. O material é vendido para reciclagens e o resultado é partilhado entre todos.
Oferece à comunidade, através do Centro Cultural James Kulisz, uma série de atividades cujo objetivo é multiplicar conhecimento entre a comunidade. O Centro atende, em média, 1,2 mil pessoas por mês sendo a grande maioria adolescentes. O trabalho em busca da inclusão social já foi reconhecido mundialmente, a partir de uma série de premiações ganhas pelo CEA aqui e lá fora como o Projeto Mundial – Expo 2000 – Hannover, na Alemanha, 10 Anos Unibanco Ecologia – 2001 em Porto Alegre, Educação RS em 2002 concedido pelo SINPRO/RS, Inclusão Cultural em 2003 em Genebra, Suíça.
O CEA está localizado na Vila Pinto, bairro Bom Jesus, zona leste de Porto Alegre. A Vila Pinto, juntamente com a Vila Divinéia e Vila Nossa Senhora de Fátima, integra a região da Grande Mato Sampaio, lugar conhecido como um dos bolsões de miséria da cidade de Porto Alegre. Segundo estatística levantada em Março de 2004, pela FASC – Fundação de Assistência Social e Cidadania – Prefeitura POA, 80 % dos menores infratores, recolhidos no centro da capital são moradores da Vila Pinto, que possuem as seguintes características:
Comunidade apresenta alto índice de uso de drogas
Comunidade da capital com maior número de portadores do vírus de HIV
Comunidade vem apresentando um crescimento acelerado da prostituição infantil
Média da renda familiar - 1 salário mínimo
Média do nível de escolaridade - Ensino Fundamental Incompleto
A Vila Pinto tem população de 11 mil pessoas que, somadas às outras duas vilas, totaliza uma população de 30 mil habitantes. Estima-se que 70% das famílias residentes no local vivem em situação de risco social e garantem minimamente seu sustento através da venda de material reciclável, cuja prática por falta de alternativas, é desenvolvida também por crianças e adolescentes.
Trabalhos Desenvolvidos Atualmente pelo Centro
Oficina de Costura
Oficina de Mosaico
Oficina de Informática
Oficina de Grafite
Oficina de Dança
Escolinha de Futebol
Eventos de cultura e lazer
Sala de cinema
Teatro Adulto
Teatro Infantil
Assistência Jurídica Gratuita
Biblioteca
Percussão com instrumentos de material reciclável. (Carlos Matsubara com assessoria da Ong)