Comitê da bacia hidrográfica do São Francisco promove reunião
2005-12-09
O secretário estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Jorge Khoury, defendeu ontem, durante a abertura da oitava reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, no Recife, o investimento por parte do governo federal na revitalização do Rio São Francisco. O secretário, que também é presidente da entidade, disse ainda que só é possível pensar na transposição se ela for destinada exclusivamente ao abastecimento humano.
— O comitê não é contra o uso externo das águas do São Francisco, desde que para abastecimento humano e para os locais com comprovada escassez - disse Khoury, que já se posicionou contrário ao projeto do governo federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional.
O encontro, que reúne até hoje os 60 titulares e suplentes e representantes do governo federal no comitê, tem como tema principal a discussão em torno do fortalecimento dos comitês de bacia hidrográfica e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). A solenidade de abetura foi presidida pelo secretário de Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Cláudio Marinho. Jorge Khoury abriu o encontro destacando a importância da discussão sobre a Agência de Água das Bacias, que, espera, esteja com suas diretrizes definidas para sua implantação até o final de 2006. A falta de aplicação de recursos na revitalização do Velho Chico foi, no entanto, um dos principais assuntos tratados no evento.
— Infelizmente, a revitalização não passa de uma ficção - criticou o secretário executivo do comitê, Anivaldo Miranda. (Correio da Bahia, 09/12)