Comportamento de brincadeira em micos-leões-dourados (Leontopithecus rosalia Linnaeus, 1766): ontogenia, aspectos sociais e interações interespecíficas
2005-12-09
Resumo: O presente estudo apresenta considerações relacionadas a vários aspectos qualitativos e quantitativos do comportamento de brincadeira do MLD. O primeiro capítulo diz respeito à ontogenia do comportamento de brincadeira social dos MLDs, onde descrevemos a organização das interações lúdicas e enfocamos a seleção de parceiros durante o primeiro ano de vida. Testando predições das hipóteses autoavaliação (Thompson, 1998) e preparação para o inesperado (Spinka et al., 2001), concluimos que nossos resultados rejeitam algumas das predições relacionadas à primeira hipótese, enquanto confirmam as predições da segunda. O segundo capítulo estuda a comunicação vocal durante o comportamento de brincadeira, avaliando se as vocalizações que ocorrem nesse contexto são específicas e testando uma possível função de metacomunicação para essas vocalizações. Os resultados desse estudo mostraram que as vocalizações que ocorrem durante as brincadeiras dos MLDs não são específicas e não têm a função de metacomunicação para indicar o início de uma interação lúdica, mas sugerem que essas vocalizações podem transmitir mensagens entre os participantes, como a de modulação da intensidade dos movimentos ou tipo de brincadeira a ser desenvolvido.
O terceiro capítulo trata da comunicação postural que ocorre entre os participantes das brincadeiras, descrevendo posturas consideradas de autolimitação que os MLDs utilizam nesse comportamento e avaliando se essas posturas refletem as possíveis funções metacomunicativas de solicitação, modulação ou manutenção das interações lúdicas. Nesse estudo, sugerimos que a utilização das posturas de autolimitação pelos MLDs parece estar associada à modulação e manutenção do comportamento de brincadeira dessa espécie. No quarto capítulo, comparamos dados do nosso estudo anterior (Oliveira et al., 2003) com os do presente estudo, onde descrevemos as interações interespecíficas entre o mico-leão-dourado e o mico-estrela (Callithrix spp.) introduzido e avaliamos a hipótese da influência da suplementação alimentar oferecida ao MLD nas interações com a outra espécie. Os resultados mostraram que a suplementação alimentar não exerce influência sobre o comportamento de brincadeira do MLD, porém pode estar influenciando as interações lúdicas com os micos-estrela.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP).
Autor: Claudia Rodrigues de Oliveira.
Contato: Unidade Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Área de Concentração Psicobiologia.