Método de Preservação ambiental de Porto Alegre é apresentado no Canadá
2005-12-08
O secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, apresentou ontem (7) de manhã, durante a 4ª Conferência de Líderes Municipais sobre Mudança Climática que acontece em Montreal, no Canadá, a experiência da cidade na solução dos problemas ambientais. O evento é paralelo à 11ª Conferência das Nações Unidas sobre aquecimento global.
Segundo o secretário, Porto Alegre foi escolhida como exemplo internacional pela Iclei ( Local Governments for Sustainability). Trata-se de uma organização não-governamental criada com apoio das Nações Unidas para prestar ajuda na solução dos problemas ambientais das cidades. Projetos de arborização implantados na capital gaúcha e o controle dos níveis de poluição em Porto Alegre foram apresentados hoje em Montreal.
A prefeitura deverá promover também, o Projeto Linha Rápida, evitando que ônibus permaneçam parados com os motores ligados, evitando a emissão de gás carbônico na área central da cidade. Porto Alegre também possui uma lei municipal que obriga a arborização em estacionamentos, supermercados e shoppings. A experiência gaúcha está sendo apresentada a cerca de 190 países.
A cidade é destaque na redução da poluição atmosférica e na preservação ambiental, criando formas para conter o aumento da temperatura do planeta. (Jornal do Brasil Online, 07/12)