Governo chama sociedade civil para novo debate sobre Projeto São Francisco
2005-12-08
O Ministério da Integração Nacional e a Secretaria Geral da Presidência da República promovem, na próxima sexta-feira (09/12), em Brasília, um seminário para debater, mais uma vez, o Projeto São Francisco e o Semi-Árido. O evento, que será aberto pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, reunirá representantes da sociedade civil e dos governos dos estados do Nordeste, incluindo Minas Gerais, onde nasce o rio São Francisco. O seminário será realizado a partir das 9h no auditório principal do Ministério do Planejamento, no subsolo do Bloco K da Esplanada dos Ministérios.
O objetivo do seminário é recolher novas propostas dos governos estaduais, das organizações não-governamentais e das entidades convidadas - entre as quais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), as centrais sindicais, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entre outras - para o aprimoramento do projeto de integração da bacia do São Francisco às bacias dos rios intermitentes do Nordeste Setentrional.
O ministro Ciro Gomes fará a apresentação do Projeto São Francisco, após o que haverá uma sequência de apresentações de iniciativas dos diferentes ministérios e organismos do Governo Federal diretamente envolvidos com o empreendimento. O Ministério de Minas e Energia, por meio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), abordará a gestão das águas e o programa Luz para Todos; o Ministério do Desenvolvimento Social apresentará o programa de construção de cisternas e o Bolsa Família no semi-árido nordestino; os Ministério das Cidades e da Saúde farão exposição sobre os programas de saneamento básico na bacia do São Francisco; o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Incra, detalhará as ações relativas às desapropriações dos terrenos localizados de um lado e outro dos canais Norte e Leste do projeto e aos assentamentos que serão implementados na área; o Ministério do Meio Ambiente, por sua vez, abordará a questão dos impactos ambientais e do licencimento do Projeto São Francisco. (Jornal do Brasil Online, 07/12)