Autoridade responsável opr desastre ecológico aparece morta na China
2005-12-08
O vice-prefeito da cidade chinesa de Jilin, Wang Wei, a quem se apontava como responsável por uma recente catástrofe ecológica no noroeste da China, foi encontrado morto sem que até agora seja conhecidas profundamente as causas do incidente. –Não está claro se se trata de um assassinato ou de um suicídio–, afirmou o porta-voz do governo da província de Jilin, onde em 13 de novembre último, ocorreu uma explosão em uma planta petroquímica que provocou o vazamento de benzeno e nitrobenzeno no Rio Songhua.
Após o acidente, Wang Wei havia minimizado o perigo de vazamento tóxico e assegurado que o benzeno seria totalmente queimado. Cem toneladas de benzeno e nitrobenzeno contaminaram uma extensão de 80 quilômetros do rio. A magnitude da catástrofe foi conhecida somente alguns dias depois, quando a cidade de Harbin viu-se obriagda a cortar o abastecimento de água da população.
As águas contaminadas passaram nesta quarta-feira (7/12) à cidade de Jiamusi, a última afetada, na China, antes que o rio desemboque em Amur, na fronteira com a Rússia, onde a mancha tóxica se dirigirá à ciade de Jabarovsk. (Clarín, 7/12)