Poluição deixa 2 milhões de crianças sem aula em Teerã
2005-12-08
Dois milhões de crianças deixaram de ir à escola na última terça-feira (6/12), em Teerã, a capital do Irã, depois que o governo suspendeu as aulas devido aos altos índices de poluição. Todas as escolas e creches da capital iraniana foram fechadas por dois dias e o governo orientou crianças, idosos e pessoas com problemas cardíacos a não saírem de casa. A previsão é que o problema continue na semana que vem.
Manchetes dos jornais de Teerã dizem que a cidade está ofegando por ar, e fotos mostram nuvens de fuligem cinzentas pairando sobre ruas entupidas com automóveis. Um jornal publica um mapa da capital iraniana com indicações de áreas onde o ar é insalubre no norte e na região central da cidade. Alguns locais são apontados como muito prejudiciais à saúde.
A TV estatal vem transmitindo apelos para que as pessoas usem o sistema de transporte público para ir ao trabalho, deixando seus carros em casa. Um hospital especializado em problemas respiratórios divulgou ter recebido muito mais pacientes do que o normal nos últimos dias por causa da má qualidade do ar que as pessoas estão respirando.
Teerã é considerada uma das cidades mais poluídas do mundo, e a maior parte da poluição é causada por automóveis. A frota da capital iraniana soma 3 milhões de veículos, 2 milhões dos quais têm mais de 20 anos, e a gasolina é subsidiada pelo governo. A localização geográfica de Teerã, entre montanhas, implica que há pouco vento ou chuvas para aliviar a poluição. (BBC, 6/12)