Refinaria da BP no Texas retomou operações neste final de semana
2005-12-07
Após mais de dois meses e meio fechada para reparo e manutenção, a refinaria da BP do Estado do Texas, nos Estados Unidos, retomou suas operações no último final de semana. A unidade, localizada numa área de 1,2 mil acres, voltou à ativa no final da sexta-feira (3/12). A joint venture da BP e da Cinergy já recomeçou a gerar vapor e eletricidade. O vapor é a fonte chave do processo da unidade, que processa 460 mil barris diários, sendo a terceira maior do país.
A companhia pretende realizar outros projetos de manutenção e trabalha para reduzir a produção de gasolina, devido a medidas de segurança.
Como muitas refinarias da área de Houston, a planta da BP fechou no final de setembro passado quando o furacão Rita aproximou-se da costa do Texas. Em vez de reiniciar as operações assim que o furacão passou, a BP escolheu aproveitar a ocasião para uma parada de manutenção. De acordo com algumas fontes do governo, a BP fez um acordo com a OSHA, órgão governamental da área de segurança e saúde ocupacional, no valor de US$ 21 milhões, para indenizar vítimas de uma explosão ocorrida em 23 de março deste ano, quando 15 pessoas morreram. (Chron.com, 6/12)