Devastação atingiu 18,9 mil km² da Amazônia em um ano, diz Inpe
2005-12-06
Cerca de 18,9 mil quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia entre agosto de 2004 e julho de 2005, conforme dados obtidos por satélite pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e divulgados nesta segunda-feira. O mapeamento atinge 87% de toda a região.
O número frustrou as expectativas divulgadas em agosto pelo Ministério do Meio Ambiente. Na ocasião, com base em uma avaliação de imagens menos precisas, também captadas pelo Inpe via satélite, a pasta estimava que somente 9.106 quilômetros quadrados tivessem sido devastados.
Durante a divulgação dos resultados feita pela manhã, os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmaram que houve uma queda acentuada no desmatamento registrado próximo à rodovia Belém-Brasília (BR-163).
Para a ministra, a diminuição é resultado das fiscalizações do Plano de Combate ao Desmatamento promovidas pelo governo federal.
Em contrapartida, foi registrado também um aumento no desmatamento no sudeste do Pará e no sul do Amazonas. (Folha Online, 05/12)