Volta Redonda pode gerar energia própria a partir do lixo
2005-12-06
O prefeito de Volta Redonda, Gotardo Netto (PV), viajou nesta sexta-feira para a cidade de Montreal, no Canadá, em busca de soluções para os problemas do lixo. A empresa canadense Global Facman Interpress Corporation acenou com investimentos no município depois de uma visita ao antigo lixão, atualmente considerado aterro sanitário controlado. Desde então, reuniões acontecem para que o projeto seja viabilizado o quanto antes.
De acordo com Gotardo, depois do contrato assinado o prazo para que a cidade seja contemplada é de seis meses. A intenção é produzir energia para o próprio município a partir da combustão do lixo e a expectativa também é a geração de empregos.
A empresa canadense escolheu as cidades de Volta Redonda e Resende. O prefeito Gotardo Netto explicou que a cidade não teria custo algum com a iniciativa e ainda obterá recursos em forma de parceira com a empresa estrangeira para a venda de energia.
— Se a prefeitura tivesse que arcar com o custo, teríamos que desembolsar cerca de R$ 35 milhões - ressaltou. (Setorial News Energia, 04/12)