Tremor atinge leste da África e mata ao menos um
2005-12-06
Um forte terremoto atingiu o leste da República Democrática do Congo nesta segunda-feira (5/12), destruíndo casas e matando ao menos uma criança.
–Dezenas de casas ficaram destruídas e várias crianças estão soterradas sob os telhados–, afirmou o médico Jean-Donne Owali. –Feridos foram encaminhados a hospitais–, disse.
Segundo o porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU), Michel Bonnardeaux, duas casas e uma igreja ruíram. –Há três feridos–, afirmou Bonnardeaux. –Uma criança morreu devido aos ferimentos–, observou.
Segundo ele, o tremor também causou danos na cidade congolesa de Kabalo, 300 quilômetros ao leste de Kalemie, ao longo do rio Lukuga. A região é bastante pobre e concentra barracas de dezenas de milhares de refugiados de guerras e colapsos econômicos no Congo e em Burundi.
Segundo o Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor de 6,8 graus na escala Richter se localizou a 10 quilômetros do lago Tanganyika, entre o Congo e a Tanzânia. Terremotos de magnitude 7 podem causar graves prejuízos e destruição.
Na Tanzânia, do outro lado do lago Tanganyika, o Comissariado Regional de Kigoma informou que autoridades aguardam informações da polícia de locais remotos, que estudam a possibilidade de haverem vítimas.
Kigoma - rota de passagem que liga o oeste da Tanzânia e o principal porto da Tanzânia, no lago Tanganyika - estava localizada 150 quilômetros do centro do tremor. O terremoto também foi sentido em Nairobi, no Quênia, a mil quilômetros do lago Tanganyika. (AFP, 5/12)