FSC promove assembléia mundial na Amazônia
2005-12-05
Dos dias 7 a 9 de dezembro, mais de 300 membros do mundo inteiro, representando as câmaras ambientais, sociais e econômicas se reunirão na Assembléia Geral do FSC Internacional em Manaus. A decisão de realizar este evento no Brasil é de absoluta importância, pois é um reconhecimento de que o país ocupa uma posição de destaque no âmbito da discussão sobre manejo e uso responsável de recursos florestais no mundo.
A Assembléia Geral Internacional é a instância máxima de decisão do FSC. Entre os dias 7 e 9 de dezembro, as estratégias da rede FSC Internacional serão apresentadas e discutidas pelos membros, culminando numa plenária para votar as 64 moções provenientes do mundo todo.
Nos dias que antecedem a Assembléia Geral, a partir do dia 4 de dezembro, várias reuniões paralelas serão realizadas para discutir os mais variados assuntos relacionados ao manejo e certificação florestal, como mercado, manejo comunitário, estratégia social, comunicação, madeira controlada, entre outros. Além disso, visitas de campo às operações certificadas (comunitário e empresarial) serão oferecidas para que os membros e participantes possam observar de perto como os princípios e critérios do FSC são aplicados na prática.
A organização do evento é coordenada pelo Centro Internacional, com apoio do FSC Brasil e FSC América Latina. No Brasil, o FSC é formado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal que conta com empresas, organizações ambientais e entidades sociais. A Rede GTA integra o conselho e a câmara social, ocupando atualmente a presidência com o luthier Rubens Gomes (OELA). (GTA - Grupo de Trabalho Amazônico, 02/12)