BP faz joint venture para produzir painéis solares na China
2005-12-05
A BP Solar estabeleceu uma joint venture na China para produzir painéis solares, visando a levar energia para áreas rurais remotas. BP Sunoasis, a joint venture, é resultado da parceria da BP com a firma chinesa Sunoasis, a um investimento total de de US$ 10 milhões, num contrato de 30 anos de cooperação que permitirá a comercialização das unidades já no final do ano, caso a joint venture consiga o licenciamento.
A nova empresa ficará sediada em Xi na e terá capacidade de produção anual da ordem de 25 megawatts (MW), que deverá subir para 100 MW até 2010.
A firma espera capitalizar os planos do governo de expandir a oferta energética a partir de recursos renováveis, a fim de controlar a dependência das fontes sujas, baseadas em carvão e importações de petróleo.
A cidade de Pequim quer aumentar sua base de energia solar em 500 vezes até 2020. A Sunoasis tem 51% de participação na sociedade e terá a presidência da joint venture, enquanto a BP Solar coordenará as áreas de engenharia e de vendas por cerca de quatro anos.
A BP Solar, a terceira maior empresa de energia solar do mundo, disse, em novembro, que está se tornando lucrativa pela primeira vez em 30 anos de sua história. (Planet Ark, 2/12)