O condor volta aos Andes
2005-12-02
O vôo do condor dos Andes, a maior ave voadora do mundo, poderá ser apreciado graças a um ambicioso programa de conservação iniciado há mais de 15 anos na Colômbia, informou o Ministério do Meio Ambiente colombiano. A ministra do Meio Ambiente daquele país, Sandra Suárez, revelou que, segundo um estudo por ela despachado, –a população total de condores andinos na Colômbia pode chegar a 160 exemplares–.
Suárez explicou que desde 1989 as aves que são soltas para o meio ambiente local e que agora sulcam as cordilheiras andinas provêem de criadores em zoológicos de Cali e de San Diego, no Estado norte-americano da Califórnia.
Conforme fontes do Ministério do Meio Ambiente colombiano, o desaparecimento paulatino do condor andino na Colômbia, como no restante de suas distribuição geográfica na América do Sul, ocorreu mais como um processo de pressão humana do que como um fenômeno natural.
O condor dos Andes é descendente da família cathartidae, que migrou da Europa e da Ásia para a América há cerca de 15 milhões de anos. A cordilheira dos Andes, a partir da Terra do Fogo, do sul do Chile e da Argentina, até Sierra Nevada de Santa Marta, no norte da Colômbia, e a cordilheira de Mérida, na Venezuela, foram seu habitat. (El Mundo, 2/12)