Desertificação atinge mais de 200 municípios da Paraíba
2005-12-01
Técnicos do Programa de Ação Nacional de Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca revelaram, hoje, que 208 municípios paraibanos correm o grave risco de ficarem desertos. O assunto foi discutido na sede da Cinep, em João Pessoa, durante o Iº Encontro Estadual Sobre Combate à Desertificação promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente (Sectma).
Segundo a Universidade Federal de Campina Grande, alguns municípios do semi-árido apresentam quadros atípicos de degradação e devido às condições do solo e periodicidade de chuvas podem ser classificados como quase-desertos.
O evento, que contou com a participação de prefeitos paraibanos e técnicos do Ministério do Meio Ambiente e da Universidade Federal de Campina Grande, entre outros, serviu também para apresentação do Termo de Referência do Plano Estadual de Combate à Desertificação (PAE) e definição para 2006 do lançamento das referidas ações em parceria com o governo federal.
O coordenador técnico de Combate a Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, José Roberto Lima, disse que a luta contra esse processo passa por ações educacionais no semi-árido nordestino.
Os municípios paraibanos do Cariri, em particular os integrantes da Bacia Hidrográfica de Taperoá, juntamente com os municípios do Seridó/Cariri, são os que despertam mais preocupação dos especialistas. (Jornal do Brasil Online, 30/11)