Índia e China planejam cooperação envolvendo plantas medicinais
2005-12-01
Índia e China planejam colaborar numa pesquisa biomédica em conjunto, com células tronco e medicina convencional. Segundo um porta-voz do governo indiano, a possibilidade de cooperação foi levantada durante uma visita do ministro da Saúde indiano Ambumani Ramadoss à China, a qual encerrou-se no último dia 21.
Antes da visita de Ramadoss, várias delegações chinesas encontraram-se com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica para identificar áreas de potencial colaboração. No campo da medicina tradicional, elas incluem o levantamento e a documentação de plantas medicinais, de modo a se criar esquemas de troca entre os cientistas e a desenvolver sistemas para aprovar a venda de medicamentos tradicionais e regular o comércio nesta área entre ambos os países.
Ramadoss, que visitou o Instituto Nacional do Soro e de Vacina da China e o Instituto de Pesquisas de Células Tronco em Pequim na semana passada, também está explorando a colaboração na pesquisa com células tronco.
No início de novembro, Ramadoss discutiu a colaboração potencial com a Coréia do Sul, um dos países líderes nesta área. Porém, apesar do apoio científico e tecnológico e do know how do governo, o setor enfrenta preocupações sobre a falta de autoridade regulatória da Índia para assegurar diretrizes a serem seguidas. (SciDev Net, 30/11)