Tormenta tropical Delta isola várias ilhas do arquipélago canário
2005-11-30
A tormenta tropical Delta causou a morte de um homem em Fuerteventura e o fechamento de vários portos e aeródromos. Em várias localidades foi suspenso o fornecimento de eletricidade e cerca de 400 pessoas ficaram aglomeradas no aeroporto de Tenerife Norte.
O homem morto em Puerto del Rosario, de 63 anos, e cuja identidade não foi informada, estava consertando o telhado de sua casa e foi derubado em conseqüência dos fortes ventos. O serviço de Emergências das Ilhas Canárias contabilizou quatro feridos: dois nas Grandes Canárias, um em La Palma e outro em Tenerife.
Na segunda-feira (28/11), seis imigrantes subsaaarianos morreram afogados a 230 milhas do sul das Grandes Canárias, ao afundar a embracação em que viajavam por causa dos fortes ventos do Delta. Apesar de 32 dos ocupantes terem sido resgatados, 12 continuam desaparecidos.
Durante a madrugada de segunda para terça-feira (28-29/11), as ilha La
Palma, La Gomera, El Hierro e parte de Tenerife ficaram sem comunicação. O serviço de Salvamento Marítimo atendeu chamadas de emergência de várias embarcações que estavam em dificuldades, como um veleiro que estava a 30 milhas das Grandes Canárias e que precisou ser resgatado.
Segundo o Instituto de Meteorologia, ainda são previstos ventos fortes para as próximas horas, especialmente no oeste e sudoeste e em zonas altas, com velocidades entre 75 quilômetros por hora e cem quilômetros por hora. Conforme a Diretoria Geral de Segurança e Emergências do governo das Canárias, pode chiver 60 litros de água por metro quadrado. (El Mundo, 29/11)