Monte Santa Helena tem uma erupção silenciosa
2005-11-29
Unidades móveis deixaram de rodear as imediações do Monte Santa Helena, nos Estados Unidos, e multidões de turistas despareceram do local. Não há sinais de pluma ou mesmo de vapor, mas cinzas têm se levantado nos últimos nove meses acima do Monte Santa Helena. Daniel Dzurisin, vulcanologista do Serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS), do Observatório de Vulcões em Vancouver, Washington, diz que a população sempre lhe pergunta quando o vulcão vai de novo entrar em erupção. –Quando falo a eles que está em erupção, ficam supresos–, observa.
O vulcão tem uma personalidade fragmentada. A erupção desastrosa de 18 de maio de 1980 espalhou-se por 1,3 mil pés na montanha, atingindo milhares de acres de florestas e causando a morte de 57 pessoas. A atual erupção, em seu 15º mês, é quieta, não mostra sinais de explosões violentas. Não há lava. Ao invés dela, há rochas solidificadas. O processo mais parece com uma situação quando se aperta um tubo de pasta de dentes.
Para os cientistas do observatório, o ano passado foi de uma calmaria inesperada, permitindo-lhes ter uma nova visão sobre o Monte Santa Helena, considerado o mais jovem e ativo vulcão em Cascades Mountains, e talvez um dos mais calmos entre os 60 vulcões ainda ativos nos Estados Unidos. (NY Times, 29/11)