Benefícios do uso da energia solar são comprovados por pesquisas na USP
2005-11-29
Além de ser uma fonte abundante e permanente, a energia solar não polui e nem prejudica o ecossistema. Outro efeito positivo é o desenvolvimento da indústria nacional, pois os equipamentos e materiais utilizados nos sistemas que empregam esse tipo de energia costumam ser produzidos no país. Essa é a conclusão da equipe do Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), que tocou o Programa de Uso Racional de Energia e Fontes Alternativas (PUREFA).
Os projetos da Poli/USP estão sendo implantados no campus da universidade, na capital paulista. Recentemente, a equipe implantou com sucesso um sistema de pré-aquecimento de água por meio da energia solar. O sistema foi implantado na cozinha do Restaurante Central da Universidade. Entre as vantagens, está a economia de R$ 8.000,00 a R$ 9.000,00 na conta anual de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha (combustível utilizado na caldeira que produz vapor para o aquecimento da água). Os primeiros testes indicaram que a temperatura da água pré-aquecida pode chegar, nos dias mais frios, a 50ºC, a qual deve subir, consideravelmente, no verão.
— Este projeto indica a grande possibilidade que um país como o Brasil possui de utilização da energia solar. É uma forma barata e eficaz de produzir água quente para as mais diversas finalidades, quer residencial, comercial ou industrial. Ao longo do tempo, não há custo associado ao preço da energia, já que ela é abundante e disponível para todos. Aqui, vale o velho ditado: O sol nasceu para todos - explica o professor José Simões Moreira, coordenador do programa. (Globo Online, 28/11)