Conservação: rejeitada proposta suíça para desclassificar lobo
2005-11-29
Uma proposta suíça para desclassificar o lobo, passando de espécie estritamente protegida para espécie protegida, foi hoje rejeitada por vários países membros da Convenção de Berna, reunidos em Estrasburgo.
A Confederação helvética que viu a sua proposta ser recusada, pela primeira vez, em 2004, apresentou agora novos argumentos. Apesar disso, foi rejeitada devido à oposição do delegado britânico, expressando a posição dos 25 países da União Europeia.
Várias organizações não-governamentais apoiaram a rejeição da proposta.
A Convenção sobre a Vida Selvagem e os Habitats Naturais na Europa (Berna, 1979), é o instrumento legal na qual está baseada a fundação da política de proteção da natureza na Europa e inspirou a Convenção do Rio sobre Diversidade Biológica e a Diretiva Habitats.
Atualmente, a Convenção de Berna tem 45 partes. Os países membros estão reunidos em Estrasburgo até dia quinta-feira (1º/12) para fazerem um balanço da implementação da convenção. Além da proposta de alteração do estatuto do lobo, estão também na agenda a implementação da Estratégia Européia sobre Espécies Exóticas Invasoras, a conservação da biodiversidade no contexto das alterações climáticas, impacte das eólicas na avifauna, o desenvolvimento da rede Emerald – uma expansão da Rede Natura 2000 para lá da União Européia – e a elaboração de uma Carta Européia da Caça, integrando aspectos da conservação e turismo. (Ecosfera, 28/11)