Bulgária quer recursos da UE para fechar reatores nucleares
2005-11-28
A Bulgária vai pedir à União Européia recursos adicionais de 280 milhões de euros para o encerramento de atividades de quatro reatores nucleares em sua planta de Kozloduy nuclear, cujo fechamento está previsto para 2007. O gabinete do novo Estado socialista bálcã criticou o governo imperial anterior por concordar com Bruxelas no desmantelamento de quatro dos seis blocos de Kozloduy até o final do ano que vem.
Na quinta-feira passada (24/11), foi dado mandado aos ministros do Exterior Ivailo Kalfin e da Economia Rumen Ovcharov para liderar as conversações com executivos da União Européia a fim de requererem financiamento adicional.–A Bulgária tem necessidade e capacidade para usar fundos adicionais de 280 milhões de euros, os quais poderiam ser eventualmente ampliados pela União Européia devido aos desmantelamentos. Esta é a posição que os ministros defendem–,afirmo uma declaração do governo. Mas nenhum dos ministros quis comentar a decisão.
A usina de Kozloduy fornece cwrca de 40% do total de energia consumido pelos Sstados bálcãs mais pobres, que têm 7,8 milhões de habitantes. Para membros do Partido Socialista, os reatores poderiam continuar sendo usados com segurança até 2015 e então fecharem, possibilitando à bulgária a posição de liderança na exportação de energia. (Planet Ark, 27/11)