Agência nuclear da ONU volta a discutir programa do Irã
2005-11-25
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está reunida em Viena, na Áustria, para discutir as mais recentes revelações a respeito do programa nuclear do Irã. Espera-se que a entidade dê ao governo iraniano mais tempo para tentar chegar a um acordo sobre o assunto antes que o caso seja levado ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).
Caso isso aconteça, sanções podem ser impostas contra o Irã. A reunião da AIEA acontece em um momento que vêm tomando nova força esperanças de que as negociações entre o Irã, que suspendeu suas atividades de enriquecimento de urânio, e a União Européia sejam retomadas em dezembro.
A agência nuclear da ONU está analisando que resposta será dada à contínua recusa do Irã em suspender suas atividades de conversão de urânio. Os europeus e os Estados Unidos esperam que o governo iraniano leve em consideração uma proposta de transferir o enriquecimento de urânio – parte considerada mais delicada do processo – para a Rússia.
Os americanos acusam o Irã de tentar desenvolver uma bomba nuclear, o que é refutado pelo país islâmico.
A entidade também vai estudar um documento entregue pelo próprio governo iraniano que contém informações que poderiam ser usadas para construir uma bomba nuclear.
O ministro do Exterior do Irã disse que as conversas com os europeus podem ser reiniciadas após o encontro da AIEA. (BBC, 24/11)