Tetra Pak irá retirar substância usada em embalagens após recall na Nestlé
2005-11-24
A fabricante sueca de embalagens Tetra Pak irá eliminar gradualmente a utilização da substância utilizada na tinta empregada nas caixas de leite e suco, com a contaminação de marcas de leite da Nestlé pela substância, disse nesta quarta-feira (23/11) a porta-voz da empresa, Patricia O Hayer.
A empresa informou que iniciou a eliminação do ITX na fabricação de embalagens para produtos alimentícios infantis em outubro e informou ontem (23/11) que irá ampliar a eliminação para a fabricação das embalagens de leite e suco, embora os testes tenham mostrado que a substância não representa risco para a saúde dos consumidores.
O uso do ITX será eliminado das embalagens de leite até 31 de dezembro deste ano e das de suco, até 31 de janeiro, como medida preventiva, disse a porta-voz da Tetra Pak. Segundo ela, testes realizados pela empresa encontraram –níveis mais altos que o esperado de ITX em certos sucos e certas bebidas à base de leite–, mas enfatizou que o produto químico não representa risco para a saúde.
O ITX é um produto utilizado na tinta de impressão de até 2% das embalagens fabricadas pela Tetra Pak, disse O Hayer (sem, no entanto, revelar as marcas dos produtos para os quais produz as embalagens). O ITX é um produto utilizador para ajudar a fixar a tinta, disse a porta-voz.
O porta-voz da Comissão Européia (braço executivo da União Européia), Philip Tod, disse que a Agência de Segurança Alimentar da UE analisou amostras do leite suspeito de contaminação e determinou que os níveis detectados da substância química ITX no produto não são nocivos à saúde.
–Com base nos limitados dados disponíveis, a presença de ITX em alimentos poderia ser considerada indesejável. No entanto, ela não deve representar um risco imediato à saúde nos níveis registrados–, disse Tod.
Ontem, a polícia italiana retirou cerca de 30 milhões de litros de leite de mercados e depósitos do país depois que foram encontrados traços da substância no produto. Segundo Tod, as autoridades italianas já haviam informado sobre a contaminação em setembro e a comissão já havia notificado todos os 25 países-membros da UE.
A agência da UE deve dar um resultado preliminar sobre o assunto em duas semanas e uma avaliação final em março de 2006.
O recall que a empresa anunciou foi dirigido aos mercados da França, Espanha e Portugal, além da Itália. Ontem (23/11), a Nestlé Hellas --representante da Nestlé na Grécia-- informou que também irá retirar do mercado do país as embalagens de leite NAN 2.
O porta-voz da Nestlé, François-Xavier Perroud, afirmou que a responsabilidade no caso é da Tetra Pak, ao dizer que seu sistema de embalagens permitiu que a tinta vazasse para o leite, causando a reação química que contaminou o produto. Perroud insistiu que o ITX não é tóxico e que os produtos foram retirados do mercado como precaução. (FSP, 23/11)