Tempestade tropical Delta se forma no Oceano Atlântico
2005-11-24
A tempestade tropical Delta --a 25ª da temporada-- se formou ontem (23/11) no Oceano Atlântico, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami. De acordo com os meteorologistas do NHC, Delta --que no início da noite desta quarta-feira (23/11) se encontrava 1.850 quilômetros ao sudoeste do arquipélago do Açores-- pode se transformar no 14º furacão da temporada.
Segundo o mais recente boletim do centro, Delta tem ventos máximos sustentados de 95 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes, e deve ganhar força nas próximas 24 horas. A tempestade se movimenta para o sul-sudeste a cerca de 15 quilômetros por hora e deve continuar nesta direção, com uma diminuição gradual em sua velocidade.
Na atual temporada de tempestades do Atlântico --uma das mais intensas já registradas-- se formaram 25 tempestades e 13 furacões. A temporada termina em 30 de novembro.
O número de mortos causados pela tempestade tropical Gamma --que trouxe chuvas torrenciais para a América Central-- chegou a 37 nesta quarta-feira (23/11). O maior número de vítimas --34-- morreu em Honduras, segundo o presidente do país, Ricardo Maduro. Outras 13 pessoas estão desaparecidas. Gamma também matou três pessoas em Belize.
Os fortes ventos e chuvas causados pela tempestade afetaram mais de 100 mil hondurenhos, danificando casas, causando queda de energia elétrica e deixando a população sem água e sem comida, segundo Maduro. (FSP, 24/11)