Câmara Brasil-Alemanha lança livro com 839 projetos ambientais
2005-11-23
A caminho do Desenvolvimento Sustentado - A memória dos primeiros 5 anos do Prêmio Ambiental von Martius é o título do livro que será lançado na cerimônia de premiação dos vencedores da Edição 2005 do Prêmio Ambiental von Martius, no dia 29 de novembro, Clube Transatlântico, em São Paulo.
— Assim como o Prêmio Ambiental von Martius, o livro valoriza as iniciativas da sociedade brasileira na questão da sustentabilidade e é parte do compromisso social da Câmara Brasil-Alemanha e dos patrocinadores do Prêmio, Degussa, Grupo Voith, Henkel, Schering do Brasil, Tetra Pak e a Cia. Suzano-, diz Ricardo Rose, Diretor de Meio Ambiente da entidade.
O livro apresenta o maior banco de dados de projetos ambientais do país. São 839 projetos inscritos entre os anos 2000 e 2004 divididos nas categorias: Humanidade, Tecnologia e Natureza. Além dos dados cadastrais de todos estes projetos, o livro vai apresentar o resumo dos 45 premiados, o perfil dos jurados e outros dados de interesse para pesquisadores, empresários, professores, jornalistas e lideranças sociais e comunitárias. — O objetivo é permitir a troca de idéias entre pessoas que têm trabalhos semelhantes, em diferentes pontos do país, para otimizar esforços-, complementa Rogerio Ruschel, Coordenador executivo do Prêmio e editor do livro.
A Câmara considera que as informações contidas no livro são de interesse público e vai distribuir aproximadamente 1.000 exemplares (50% da primeira edição) para ONGs ambientais, sociais e entidades culturais sem fins lucrativos por meio do site www.premiovonmartius.com.br. As solicitações serão atendidas a partir de 10 de dezembro após cadastro e análise dos dados solicitados. Empresas e demais interessados poderão adquirir o livro por R$ 50,00 também pelo cadastro disponível no site.
Premiação dos projetos ambientais
Os 10 vencedores – entre eles uma menção honrosa - da Edição 2005 do Prêmio Ambiental von Martius foram selecionados entre 115 projetos inscritos. Dos vencedores, cinco projetos foram inscritos por empresas, três por entidades do Poder Público e dois por organizações da sociedade civil: Artecola Indústrias Quimicas, Beraca/Brasmazon, EcoEventos, Embrapa Florestas, Fazenda Bimini, ICEP/Instituto Ilha do Caju, IPÊ/Instituto de Pesquisas Ecológicas, Instituto Florestal/Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP, Philips do Brasil e Prefeitura Municipal de Franca/SP.
Os trabalhos de avaliação foram auditados pela PricewaterhouseCoopers e a Comissão Julgadora foi composta por jornalistas e empresários. (Com informações da Câmara Brasil-Alemanha)