Portugal e Espanha vão reforçar colaboração para conservar natureza
2005-11-23
O ministro do Meio Ambiente de Portugal, Francisco Nunes Correia, e a ministra da mesma pasta da Espanha, Cristina Narbona Ruiz, comprometeram-se na Cúpula Luso-Espanhola, que se encerrou no sábado passado (19/11), a elaborar um protocolo para reforçar a colaboração nas áreas da conservação da natureza e áreas protegidas.
Segundo uma nota do Ministério do Meio Ambiente de Portugal, o protocolo deverá ser assinado –durante o próximo ano–. Ainda na XXI Cúpula Luso-espanhola, os ministros manifestaram grande interesse em analisar a possível criação de um parque internacional na área fronteiriça do rio Tejo.
Narbona e Nunes Correia felicitaram –os desenvolvimentos do programa de reprodução em cativeiro do lince-ibérico– e reconheceram que o seu sucesso –só será possível quando estiver recuperada a área de distribuição para a espécie, tanto em Portugal como na Espanha–, refere o comunicado do ministério.
Os ministros falaram ainda sobre resíduos, concordando em trocar informação prévia sobre propostas em discussão na União Europeia, bem como em manter e ampliar as campanhas de controlo do movimento transfronteiriço de resíduos.
No setor de recursos hídricos, os responsáveis disseram estar satisfeitos com a –dinâmica renovada– durante este ano na cooperação no âmbito da Convenção para a Protecção e Aproveitamento Sustentável das Águas das Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas, assinada em 1998.
Os ministros –tomaram boa nota da decisão favorável– sobre o pedido das autoridades espanholas relativo ao fornecimento de água do Alqueva Às áreas de irrigação de Ayuntamentos de Cheles e Villanueva del Fresno.
Durante o encontro setorial, os ministros reafirmaram o seu empenho na coordenação da implementação da Diretiva-Quadro da Água, por força da partilha de regiões hidrográficas.
Portugal e Espanha acordaram ainda criar um grupo de trabalho para elaborar uma iniciativa comum sobre rios internacionais para a Exposição Universal de Saragoça, em 2008. (Ecosfera, 22/11)