História do Prestige vira livro
2005-11-22
Três anos depois do acidente com o Prestige, partido em dois gigantescos pedaços na costa da Galícia, a editorial Tébar, em colaboração com o grupo ecológico Greenpeace da Espanha. Publicou o libro Prestige 42º 15 N–12º 08 W. Trata-se de uma obra com fotografias em preto e branco de Ramón Zabalza e Patricio Rodríguez, que pretende servir como testemunho da tragédia que afetou o litoral espanhol em novembro de 2002.
O livro coletou o testemunho gráfico de duas das seis viagens que os dois fotógrafos realizaram à costa da Galícia. Está dividido em quatro partes – Limpas e esplendorosas, Poder, Nunca Mais e Solidaridade – , fazendo uma retrospectiva dos momentos mais dramáticos da catástrofe do Prestige.
–Parece que todos já equecemos as imagens que nos emocionaram naquele momento. Este livro tem a missão de fazer perdurar os fatos para tê-los presentes e, no futruro, evitar que catástrofes como a do Prestige voltem a ocorrer–, afirma o diretor do Greenpeace da Espanha, Juan López de Uralde, na introdução do livro.
Na apresentação do trabalho, López de Uralde recordou que a ameaça de um novo Prestige ronda os oceanos. –O tráfico de petróleo, desde a catástrofe, aumentou em torno de 12%, e os que se beneficiaram deste comércio continuam sem estar obrigados a assumir a responsabilidade dos danos que produzem por seu transporte–, assinalou. (El Mundo, 21/11)