Europeus levam o Brasil à OMC por pneu usado
2005-11-21
A União Européia (UE) entrou com uma queixa contra o Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) por causa do veto à importação de pneus recauchutados, que os europeus consideram discriminatório. O argumento é que as empresas brasileiras são autorizadas a exportar para os demais países do Mercosul, assim como importar. A razão do veto brasileiro é o risco ao meio ambiente. Os europeus argumentam que, se esse fosse o motivo real, a importação de outros países também deveria ser proibida. Uma lei brasileira de 2000 impede a importação de produtos usados.
Para evitar a disputa na OMC, o Itamaraty chegou a propor à Câmara de Comércio Exterior (Camex) a remoção do veto e, ao mesmo tempo, a elevação da tarifa de importação de modo a tornar impraticável o comércio. Assim, o Brasil poderia negociar concessões dos europeus em outros setores. A proposta, porém, não foi aceita pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Em Bruxelas, o processo foi iniciado com a queixa formal entregue à UE pela Associação Internacional de Vendedores e Recauchutadores de Pneus, que representa produtores de Portugal, da Espanha, da Suécia, da Inglaterra, da Itália e da Dinamarca. (O Estado de S. Paulo, 18/11)