Encontro reúne ONGs para discutir movimento ambientalista
2005-11-21
Cerca de 30 ambientalistas de 20 entidades ecológicas estiveram reunidos ao longo do sábado, 19 de novembro, no Hotel Conceição, em Porto Alegre, para o 25º Encontro Estadual de Entidades Ecológicas.
O evento não foi divulgado à imprensa – a idéia era promover um debate interno, um momento de reflexão sobre as atividades do movimento ambiental. Em meio a uma chuva de idéias, falou-se da profissionalização ou não das ONGs, o que também incluiu a questão do uso de verbas de empresas e governos, e a melhor maneira de se posicionar quanto a atividades econômicas impactantes, como o plantio de eucaliptos na metade sul do Estado. A discussão se deu em torno da melhor estratégia, se é simplesmente contestá-las, ou buscar o diálogo para minimizar os danos ao meio ambiente.
A participação de organizações mundiais em questões locais também foi debatida, com enfoque no Greenpeace. Houve momentos de tensão, críticas duras, mas compreendidas, já que a proposta foi essa mesmo, planejar ações e corrigir eventuais equívocos. Também se falou na importância de ações conjuntas e da unidade de atuação das ONGs.
Por Guilherme Kolling