Tempestade Gamma começa a perder força
2005-11-21
A tempestade Gamma estava perdendo força neste domingo (20/11) e passando a ser uma depressão tropical no Caribe, ao norte de Honduras, onde deixou ao menos nove mortos, 15 desaparecidos e quase 16 mil desabrigados, informou neste domingo (20/11) o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Os ventos sustentáveis da tempestade estavam ontem à tarde com 55 quilômetros por hora, mas ainda devem levar chuvas para o sul de Cuba, para as Ilhas Cayman, Honduras e Nicarágua.
A tempestade tropical Gamma já causou a morte de ao menos seis pessoas em sua passagem pela costa caribenha da América Central: três pessoas morreram em uma enchente em Honduras e outras três na queda de um avião, próximo a Belize.
A expectativa do NHC é de que a tempestade não se torne um furacão. A previsão é de que o centro do furacão agora rume na direção nordeste, seguindo para o leste de Cuba e para as Bahamas nos próximos dias.
–Não esperamos [que a tempestade ganhe] muita força nas próximas 24 horas–, disse a funcionária do NHC Jennifer Pralgo na noite deste sábado. –Agora, no entanto, [Gamma] está afetando a América Central porque está se movendo muito lentamente–, assinalou.
Em Honduras, onde os efeitos da tempestade têm sido mais intensos, as enchentes atrapalham a mobilidade das equipes de emergência, disse o coordenador dos serviços de emergência do país, Luis Gomez.
–As pessoas isoladas ou afetadas pelas chuvas devem moderar seu consumo de água e alimentos porque não poderemos chegar a elas até que o tempo melhore–, disse Gomez.
Em Belize, as equipes de busca dizem que a tempestade foi a causa da queda do avião, que pertencia a um resort (de propriedade do cineasta Francis Ford Coppola) no país. O piloto e os dois passageiros a bordo foram mortos, segundo o porta-voz da polícia local, G. Michael Reid.
O nome do piloto belizenho é Rene Ram, segundo a representante de Coppola Kathleen Talbert --que não revelou a identidade dos passageiros. O avião havia desaparecido na sexta-feira (18/11). O piloto fez o último contato com a torre de controle de vôo do aeroporto internacional de Belize, dez minutos depois de decolar. O vôo estava previsto para durar 35 minutos.
Os destroços foram localizados na propriedade do Hidden Valley Inn, um hotel de 2,9 mil hectares, também em Belize.
Equipes de resgate ainda procuravam por cinco pescadores belizenhos, do vilarejo de Sarteneja (perto da fronteira com o México), que estão desaparecidos desde sexta-feira (18/11). O barco em que estavam foi virado pelas fortes ondas, segundo a Polícia. (FSP, 20/11)