Bush pede à Coréia do Norte que encerre programa nuclear
2005-11-21
O presidente norte-americano, George W. Bush, pediu neste domingo (20/11) à Coréia do Norte que honre o compromisso assumido em setembro e ponha fim a seu programa nuclear. Durante sua visita à China --maior aliado da Coréia do Norte-- Bush lembrou que a quarta rodada de negociações foi concluída em setembro, com um documento em que –a Coréia do Norte comprometeu-se a abandonar todos os programas de armas nucleares e todos os programas nucleares existentes–.
–Os Estados Unidos esperam que honre o compromisso–, disse o presidente americano ao fim de uma reunião com o colega chinês, Hu Jintao. Os dois presidentes discutiram como fazer avançar essas negociações multilaterais, das quais participam, além da Coréia do Norte, outros cinco países --China, EUA, Coréia do Sul, Japão e Rússia-- e que têm como objetivo convencer as autoridades norte-coreanas a encerrar seu programa nuclear.
Segundo Bush, –os Estados Unidos e a China querem uma península coreana estável, pacífica e livre de armas nucleares–. O presidente norte-americano também agradeceu à China pelo papel de liderança que desempenha nas negociações, depois que convenceu a Coréia do Norte a participar das mesmas. Jintao disse que espera continuar trabalhando com os EUA para –fazer avançar– as negociações entre os seis países, e –resolver pacificamente essa questão o quanto antes–.
Depois de mais de dois anos de negociações entre os seis países, a Coréia do Norte concordou em setembro em suspender seu programa de fabricação de armas nucleares, em troca de ajuda econômica e vantagens diplomáticas.
Os países envolvidos, bem como os que participaram da reunião da Apec (Cúpula do Fórum Econômico Ásia-Pacífico), concluída ontem na Coréia do Sul, querem, no entanto, ações concretas para colocar o acordo em prática. A quinta rodada de negociações terminou neste mês, sem avanços. (AFP, 20/11)