ONU anuncia sistema de alerta para prevenir gripe aviária
2005-11-21
A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou neste domingo (20/11) a criação de um sistema de alerta antecipado para acompanhar os vôos das aves migratórias com o objetivo de melhorar a detecção de eventuais ameaças de gripe aviária. De acordo com a ONU, este sistema pretende registrar as rotas tomadas pelas aves e identificar com precisão as regiões ou populações que correm maior risco de contágio por parte das espécies já contaminadas pelo vírus da doença.
–O sistema tem como objetivo alertar as autoridades a respeito dos distintos continentes, sobre os quais as aves migratórias realizam seus vôos–, explicou a organização em um comunicado divulgado em Nairóbi, onde fica sua sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Uma vez em funcionamento, o sistema permitirá aos países reduzir a ameaça de gripe aviária, que já causou a morte de mais de 60 pessoas na Ásia e o sacrifício de milhões de aves no mundo todo.
O secretário-executivo da Convenção da ONU para as espécies migratórias, Robert Hepworth, avaliou que a implantação completa deste sistema pode precisar de até dois anos. Além disso, o projeto, cujo custo total não foi anunciado, ainda não tem seu financiamento completo garantido. Por enquanto, o Pnuma tem apenas um doador confirmado, com recursos de US$ 30 mil. (AFP, 20/11)