Terremoto de 6,8 graus atinge norte do Chile e partes da Bolívia
2005-11-18
Um forte terremoto atingiu o norte do Chile e partes da Bolívia nesta quinta-feira (17/11), fazendo com que moradores deixassem prédios e interrompendo temporariamente a eletricidade e as ligações telefônicas. Não houve relato imediato de vítimas.
O epicentro do tremor de 6,8 graus foi localizado na região dos Andes, próximo à fronteira dos dois países às 16h29min (17h29min em Brasília). O abalo atingiu a cidade portuária de Tocopilla, 1.550 quilômetros ao norte de Santiago.
–O pânico se espalhou e ainda estamos checando se houve vítimas ou danos graves–, afirmou o prefeito de Tocopilla, Jorge Peralta. –As pessoas saíram às ruas e muitos pais correram para as escolas para buscar os filhos–, disse.
Segundo o prefeito, linhas elétricas e telefônicas foram cortadas devido ao tremor, mas estão sendo gradualmente restabelecidas. Hernan Vargas, diretor regional do Departamento de Emergências do Chile, afirmou que o tremor não representou ameaça de formação de uma tsunami, porque seu epicentro foi registrado no continente.
O abalo também foi sentido em Chuquicamata e na fronteira com a Bolívia, onde foi registrada a magnitude de 5,4 graus na escala Richter na Província de Sud Lipez, no Departamento de Potosi, 550 quilômetros ao sul de La Paz, segundo o Observatório San Calixto. (FSP, 18/11)