ONGs encontram falhas em culturas de algodão transgênico na Índia
2005-11-17
Reagindo fortemente aos estudos feitos por uma rede de Organizações Não-governamentais (ONGs) que reportaram falhas em culturas de algodão transgênico Bt em localidades de Andhra Pradesh, Madhya Pradesh e Tamil Nadu, na Índia, um grupo de ativistas baseado em Nova Delhi está requerendo uma ação legal contra a entidade regulatória que aprovou essas culturas para cultivo comercial. A ONG, denominada Campanha pelos Genes, tem como líder a Dra. Suman Sahai, que, em uma afirmação à imprensa, disse: — Deve ser instituída uma ação legal sob a Lei de Proteção Ambiental contra os membros do Comitê de Aprovação de Engenharia Genética (GEAC) por negligência criminosa e desejo de supressão de fatos no caso do algodão Bt, levando a perdas econômicas graves na comunidade de produtores rurais, o que gerou vários casos de suicídio.
Segundo Sahai, um grande número de estudos realizados por algumas agências, incluindo departamentos governamentais, relatou, nos últimos três a quatro anos, que o algodão Bt fracassou em muitas regiões, e os produtores sofreram grandes perdas. O GEAC, contudo, não tomou qualquer providência a este respeito, alegou ela.
Sahai também mencionou que um estudo realizado pelo Instituto Central de Pesquisa do Algodão (CICR), com sede em Nagpur, mostrou a resistência das culturas de algodão Bt com relação a pestes em um período reduzido de tempo. A ONG Campanha pelos Genes fez um estudo sobre a primeira colheita de algodão Bt em Andhra Pradesh e em Maharashtra, em 2002-2003, o qual mostrou que o rendimento da cultura foi de apenas 60%, de modo a não cobrir sequer os investimentos realizados.
Uma rede de cerca de 20 ONGs locais havia antes relatado que as companhias de sementes utilizaram-se de meios fraudulentos no mercado, este ano. A divisão de marketing das empresas de sementes, contudo, negaram ter adotado tais meios fraudulentos. As ONGs também mencionaram a prevalência do vírus Tobacco Streak em partes da cultura de algodão Bt em Andhra Pradesh. Elas informaram que a incidência desse vírus foi confirmada pelo CICR e por outras entidades de pesquisa local do setor. Também reportaram a incidência de problemas nas lavouras de algodão Bt em partes de Madhya Pradesh e falhas na germinação de culturas de algodão Bt em alguns bolsões de Tamil Nadu. (Com informações de Financial Express)