Entre Ríos: 19 alunos intoxicados após a fumegação em uma escola
2005-11-17
Uma escola da cidade argentina de Victoria, localizada na província de Entre Rios, suspendeu ontem (16/11) suas aulas devido ao fato de que, na terça-feira (15/11), 19 alunos sofreram um princípio de intoxicação após a aplicação de uma substância química para erradicar morcegos do prédio da instituição. O fato ocorreu na Escola de Comércio de Victoria, e as autoridades decidiram suspender as aulas para poder ventilar os ambientes.
A medida foi adotada logo depois que 19 alunos apresentaram sinais como vômitos, náuseas, cefaléias, irritação nos olhos e na garganta e manchas na pele, sendo atendidos no Hospital Salaberry, daquela cidade, localizada a 120 quilômetros de Paraná, a capital provincial.
A diretora do hospital, Cristina Schneider, explicou que as crianças se intoxicaram devido aos vapores que se desprenderam após a utilização sucessiva de produtos utilizados na fumegação e na posterior desinfecção da escola. A operação foi realizada por uma empresa de Rosário, que utilizou um produto inócuo, mas não pôde evitar que numerosos morcegos fossem mortos nas frestas das janelas. Com o passar dos dias, os morcegos acabaram se decompondo, o que gerou a necessidade de se desinfectar o prédio.
Segundo a médica, o material utilizado era uma mistura de gasolina comóleo diesel, que liberou vaopres por causa do calor que fez nos últimos dias. (Clarín, 16/11)