Porto Alegre vai receber missão do BID para redefinir Programa Socioambiental
2005-11-16
A Prefeitura de Porto Alegre vai receber uma missão especial de técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a partir de 20 de janeiro do próximo ano para avaliar a proposta de readequação do Programa Integrado Socioambiental (PISA) elaborada pela atual administração. Este foi o primeiro resultado obtido pelo prefeito José Fogaça, em Washington, após rodadas de reuniões com o presidente do BID, Luiz Alberto Moreno.
A vinda da missão especial do BID a Porto Alegre é o primeiro evento registrado em torno do Socioambiental desde 2003, quando as negociações foram paralisadas. — A decisão do BID se caracteriza numa consciente e efetiva retomada das negociações sobre o programa-, comentou Fogaça. A questão ambiental da Capital, que envolve a recuperação do Guaíba, motivou um encontro especial entre a equipe de técnicos do BID e a comitiva da Prefeitura.
A proposta de readequação apresentada pelo município tem por objetivo tornar o projeto Socioambiental viável. Leva em consideração a nova realidade cambial do País e as variações inflacionárias, além de apresentar mudanças de engenharia no programa, que tem como objetivo principal elevar o índice de capacidade de tratamento de esgotos da cidade de Porto Alegre de 27% para 77%. (Jornal JÁ, 16/11)