Usina Eólica de Osório: Enerfin trabalha no feriado da República
2005-11-16
Na luta para recuperar o tempo perdido durante o inverno chuvoso de 2005, quando ainda aguardava a aprovação do financiamento do BNDES liberado há 40 dias, a Enerfin está trabalhando diariamente de sol a sol para construir a base do primeiro catavento-gigante da Usina Eólica de Osório, no nordeste do Rio Grande do Sul. O objetivo é inaugurar em janeiro a primeira das suas 75 unidades. Cada catavento vai gerar 2 MW de corrente elétrica.
Orçado em US$ 230 milhões, o parque eólico de Osório é um dos maiores investimentos em andamento na área energética brasileira e o primeiro grande aporte de capital (70% financiados do BNDES) no aproveitamento de um dos principais insumos naturais do litoral brasileiro. Município de 40 mil habitantes criado em 1857, Osório (antigamente chamado Conceição do Arroio) utiliza como slogan a frase a capital dos bons ventos.
Por Geraldo Hasse, direto de Osório. Hasse está publicando semanalmente com exclusividade no Ambiente Já O Diário dos Ventos, série sobre a construção do maior parque de geração de energia eólica do Brasil.