Reserva hídrica aumenta 0,5% na Espanha
2005-11-16
A água acumulada nas represas espanholas voltou a aumentar graças às chuvas que caíram na última semana, que elevaram as reservas hídricas a 42,2% de sua capacidade – uma quantidade, porém, muito distante da média dos últimos anos, sobretudo nas bacias do Segura e do Júcar.
Esta cifra corresponde a 22.474 hectômetros cúbicos, o que supõe, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, que durante os últimos dias entraram nas represas peninsulares 252 hectômetros cúbicos de água.
A variação registrada nos últimos sete dias implica um aumento de 0,5% com relação à capacidade total das reservas, entrando-se já na quinta semana consecutiva de aumento das reservas de água.
As bacias hidrográficas com menos água – as do Segura e do Júcar – aumentaram suas reservas apenas ligeiramente, embora os dados hídricos tornados públicos não reflitam como repercutiram nas reservas as precipitações das últimas horas, generalizadas em toda a península e especialmente intensas no litoral mediterrâneo, onde a seca é mais acentuada e a situação dos pântanos é mais precária.
Segundo os dados do Ministério do Meio Ambiente, a situação mais difícil ainda é a da bacia do Segura, em cujas reservas se armazenam 143 hectômetros cúbicos – cinco a mais que na semana passada –, o que significa 12,7% de sua capacidade. As reservas do Júcar estão com 17,8% de sua capacidade, com 591 hectômetros cúbicos de água armazenados, seis mais do que há uma semana. No conjunto, na Espanha, as chuvas da última semana foram superiores às habituais desta época do ano, tendo sido já recolhidos 34,4 litros por metro quadrado, contra 16,7 litros, da média. (El Mundo, 15/11)