Nova tempestade tropical ameaça Caribe e América Central
2005-11-16
A depressão tropical de número 27 pode se transformar na tempestade Gamma e afetar a América Central, de acordo com informações do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), com sede em Miami.
No boletim divulgado na segunda-feira (14/11), o NHC informou que a depressão tinha ventos máximos de 55 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes, e que pode se tornar uma tempestade.
Na hora das declarações do NHC, a depressão se encontrava perto da latitude 14,5 norte e longitude 65,3 oeste, cerca de 440 quilômetros ao sul da ilha de Porto Rico.
Nesta terça-feira pela manhã, a depressão estava se movimentando em direção ao noroeste a uma velocidade aproximada de 15 quilômetros por hora, estando prevista uma volta para oeste nas próximas 24 horas.
Na ativa temporada de ciclones do Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, se formaram 23 tempestades --sendo 12 furacões, dos quais seis atingiram as categorias 3, 4 e 5, a máxima na escala de intensidade Saffir-Simpson.
Os meteorologistas tiveram que recorrer, pela primeira vez na história, ao alfabeto grego, pois tinham acabado os nomes da lista preparada para a temporada 2005 com a formação do furacão Wilma, que afetou o Caribe e os EUA. (EFE, 15/11)