Mulher indonésia morre com sintomas da gripe aviária
2005-11-14
Uma mulher da Indonésia morreu no sábado (12/11) à noite em um hospital de Jacarta com sintomas da gripe aviária, doença que matou 64 pessoas no sudeste da Ásia. Segundo a imprensa local, a mulher apresentava febre alta, tosse e problemas respiratórios, sintomas semelhantes aos causados pela infecção do vírus H5N1.
A mulher tinha sido internada em um centro de saúde da capital após adoecer em sua casa de Purwokerto, Java Central, onde a família criava aves para consumo próprio. Os resultados definitivos sobre as causas desta morte serão divulgados na segunda-feira, depois que amostras da mulher forem analisadas em Hong Kong.
Na Indonésia, houve a confirmação de cinco casos fatais de gripe aviária, mas doze pessoas morreram com os sintomas da doença no arquipélago.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), além disso, morreram outros 13 tailandeses, 42 vietnamitas e quatro cambojanos, e com isso, até agora, 64 pessoas morreram devido à gripe aviária.
Este foco de gripe do tipo H5N1 surgiu na Coréia do Sul em dezembro de 2003, dali se estendeu pela Ásia e este ano cruzou os Urais e entrou na Europa. As aves migratórias se tornaram um agente transmissor impossível de controlar. (EFE, 13/11)