Vapor de água está aquecendo o ar da Europa
2005-11-14
O vapor d água, mais do que o dióxido de carbono na atmosfera, é a principal razão pela qual o clima da Europa está se tornando quente, segundo um novo estudo.
Cientistas dizem que o aumento das temperaturas causado pelos gases de efeito estufa está aumentando a umidade, que, por sua vez, amplifica o aumento das temperaturas. Este é um mecanismo de feedback potencialmente positivo que poderia aumentar o impacto dos gases de efeito estuda como o dióxido de carbono.
A pesquisa está sendo publicada na revista Geophysical Research Letters.
Os cientistas envolvidos na pesquisa pesquisaram em redes e em estações climáticas ao redor da Europa para medir a temperatura, a umidade e a radiação das ondas longas, que têm papel chave no efeito estufa.
–Observamos que entre 1995 e 2002, a quantidade de radiação de ondas longas vindas de baixo para cima da Terra na Europa aumentou significativamente, enquanto que a radiação solar não aumentou–, afirma o líder do estudo, Rolf Philipona, do Centro de Radiação Mundial em Davos, na Suíça.
A radiação de ondas longas vem de moléculas de gases como o dióxido de carbono, metano e vapor d água, que absorveram a radiação solar após colidirem com a superfície da Terra e serem refletidos de volta para a atmosfera. –Nos admiraríamos se esse efeito fosse simplesmente por causa do aumento da temperatura na superfície – teríamos apenas mais radiação subindo, e ainda mais voltando para baixo–, afirmou Philipona. Porém, segundo ele, o impacto vem das nuvens extras que se formam.
Os pesquisadores calcularam que o aumento do vapor d água conta para cerca de 70% do aumento da temperatura observado. Nem todas as regiões da Europa, contudo, são igualmente afetadas. (BBC, 13/11)