Novas usinas nucleares são essenciais para evitar escassez de energia na Grã-Bretanha
2005-11-11
A Grã-Bretanha deve considerar a construção de novas usinas nucleares urgentemente se quiser cumprir com seus compromissos internacionais de corte nos gases de efeito estufa, bem como evitar falhas no fornecimento de energia. A conclusão é de um estudo feito por mais de 150 especialistas.
Eles concluíram que os recursos renováveis da energia verde seriam incapazes de gerar eletricidade suficiente para atingir as necessidades da carência resultante do fechamento das usinas nucleares existentes. As estações de energia seriam incapazes de abastecer 20% da demanda num período de 10 anos.
O diretor-executivo do Centro de Pesquisa em Energia do Reino Unido, John Loughhead, um dos autores do estudo, disse que o corte nas emissões dos gases de efeito estufa das plantas que queimam carvão fez com que se criasse a necessidade de novas fontes de energia. – Se o Reino Unido continuar no seu caminho de redução das emissões atmosféricas, então provavelmente necessitará manter alguma capacidade nuclear–, disse.
– Recursos renováveis terão um papel crescente no futuro, mas muitos deles ainda têm altos custos básicos, e deverá ser necessário continuar a sustentá-los–, acrescentou.
A energia nuclear é hoje responsável por 20% da geração de eletricidade da Grã-Bretanha, mas muitas das usinas existentes estão no fim de suas vidas úteis e não há planos de substituí-las. (The Independent, 10/11)