Cada espanhol gera 1,5 quilo de lixo por dia
2005-11-11
Os espanhóis geram mais de 60 milhões de quilos de lixo por dia, o que supõe uma média de 1,4 quilos por pessoa. Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística, Castela, León e Astúrias foram as comunidades autônomas que mais resíduos industriais geraram, já que ambas acumularam quase 55% do total.
Se em 1995 cada espanhol produziu uma média de 378 quilos de resíduos por ano (pouco mais de um quilo diário), em 2003 a cifra alcançou 502 quilos anuais por habitante, quase 33% a mais, de modo que a Espanha está próxima dos níveis europeus, que se situam em 1,5 quilos diários por habitante, segundo um estudo do instituto Eroski Consumer.
A coleta e o posterior tratamento do lixo doméstico, trcnicamente denominados resíduos sólidos urbanos (RSU), preocupa as autoridades locais e os cidadãos. Calcula-se que cerca de um euro de cada cinco que gerenciam os municípios destina-se a esta função, que, segundo todos os indícios, seguirá requerendo crescentes investimentos.
Por isto, as administrações criaram distintas normativas para regular esta situação, que se concretizam no Plano Nacional de Resíduos Urbanos (PNRU), aplicável entre os anos de 2000 e 2006, embora, hoje em dia, o mesmo se encontre muito longe de ser cumprido, diz o Eroski Consumer. (El Mundo, 10/11)