Engenheiros abrem caminho para reprodução de peixes nos EUA
2005-11-11
Quando os peixes migratórios retornarem para as águas frescas de Rock Creek Park, em Washington, na próxima primavera, eles serão capazes de fazer algo que não têm feito por mais de cem anos: nadar para as cabeceiras para desovar. Pelo menos é esta a esperança dos guardas florestais engenheiros e projetistas que estão tentando restaurar um local para a reprodução desses animais.
No início deste ano, guardas florestais e voluntários utilizaram cestas para carregar os peixes para as cabeceiras a fim de verificar o seu comportamento. O Rock Creek Park está renovando seus cursos d água para facilitar a desova de peixes. Os projetistas e engenheiros estão construindo lagoas intermediárias para mimetizar a natureza a fim de possibilitar o escoamento dos peixes para a represa histórica.
Quando chegar a temporada da reprodução, as obras deverão estar prontas, e os visitantes do parque deverão notas as mudanças. Os idealizadores do projeto esperam que os peixes façam uma trilha desde o Rio Potomac, pelo noroeste de Washington e pelo condado de Montgomery.
O projeto, de US$ 2.5 milhões, está agendado para ser concluído no final do inverno. Trata-se de um dos programas de mitigação ambiental bancado pelo Departamento de Transportes e Rodovias Federais de Maryland para compensar os danos aos recursos naturais perdidos durante a substituição da ponte Woodrow Wilson. (Washington Post, 10/11)