Baleia albina aparece no Sul de SC
2005-11-10
Praticamente no final da temporada de passagem das baleias franca pelas praias de Santa Catarina, foi registrada hoje a aparição de um mamífero de cor albina.
A baleia com cerca de seis metros de comprimento e cinco toneladas de peso, estava em companhia da mãe e foi avistada pelos pesquisadores do Instituto Baleia Franca (IBF), na faixa entre Garopaba e Imbituba, no Sul do Estado.
De acordo com a bióloga da entidade, Mônica Danielski, é raro uma baleia de pele branca com pontos de cor negra aparecer. O último registro deve ter cerca de cinco anos.
Mônica acredita que o filhote de baleia tenha nascido entre junho e julho, possivelmente em águas catarinenses. Nos próximos dias, mãe e filho devem iniciar a viagem de volta à Antártida, onde acontece o final do período de amamentação e a separação de ambos.
Para o presidente do IBF, Eduardo Peixoto, o aparecimento do filhote em Santa Catarina oferece uma boa oportunidade de ampliar as pesquisas sobre a baleia franca.
— Esse animal deve voltar na próxima temporada e poderemos verificar a evolução dessa pigmentação diferenciada e saber se o mamífero continuará assim ou terá uma cor uniforme – disse.
Peixoto informa que o IBF fará uma exposição itinerante de materiais sobre a baleia franca em países como Turquia e Grécia, em 2006. O objetivo da mostra é conscientizar a população para a preservação da espécie que está ameaçada de extinção.
A instituição também terá sede própria na Praia do Rosa, em Imbituba, para fortalecer a pesquisa e incentivar o turismo de observação de baleias no Estado. (ClicRBS, 09/11)