British Gas pode ser sobretaxada por aumento de lucros
2005-11-10
A empresa British Gas (BG), de exploração offshore, foi ameaçada pelo governo, nesta terça-feira (7/11), de sofrer uma taxação extra em seus negócios de exploração de petróleo no Mar do Norte, depois de anunciar aumento nos seus lucros e retorno aos acionistas da ordem de 1 bilhão de libras. O chefe executivo da companhia, Frank Chapman, advertiu que a medida de taxação de lucros poderá trazer reflexos como a volta do aumento dos preços.
– Estamos aqui falando sobre um valor nacional vital, e é importante fazermos tudo o que pudermos para estimularmos o investimento, de forma que a recuperação de hidrocarbonetos seja maximizada–, disse Chapman. Uma taxa inesperada poderia sufocar o investimento e não seria de interesse nacional porque prejudicaria a produção e traria prejuízos ao emprego neste importante setor–, completou.
Chapman acrescentou que a indústria de petróleo do Mar do Norte já estava pagando uma taxa acumulada por causa do aumento dos preços do petróleo e produziu um retorno extra da ordem de 6 bilhões de libras. Segundo ele, uma sobretaxa seria contraprodutiva porque desencorajaria a exploração e o emprego no Mar do Norte. Chapman lembrou que houve uma queda na atividade do setor depois da imposição de uma taxa extra de 10% nos lucros da empresas que exploram petróleo no Mar do Norte, em 2002.
Ele se referiu ao relatório da BG que mostrou um aumento de 39% nos lucros operacionais, chegando a 548 milhões de libras para os três meses que encerram-se em setembro, 75% dos quais vieram da exploração e da produção. Entre 40% e 50% dos lucros da BG vieram do Mar do Norte, onde estão os maiores produtores com operações nos campos de Buzzard e Armada.
A BG, que abastece cerca de 7% do gás consumido no Reino Unido, informou que espera um aumento de preços de 15% neste ano. Mas Chapman negou que a BG estivesse auferindo lucros ultrajantes, informando que seu preço está relativamente abaixo do de mercado. Ele recusou-se a antecipar se o Reino Unido poderia ter uma crise no abastecimento de gás neste inverno, como alguns observadores temiam, mas disse que faria tudo para otimizar os resultados. (Fonte: The Independent, 9/11)