Executivos da área petrolífera explicam altos lucros ao Senado dos EUA
2005-11-10
Cinco executivos das maiores empresas de petróleo dos Estados Unidos compareceram ontem (9/11) numa audiência no Senado para defender os elevados lucros de suas companhias e os preços recordes da gasolina. Eles foram alvos de pedidos de ações punitivas para as empresas que representam.
Os homens do petróleo – representando companhias que incluem Exxon Mobil Corp., Chevron Corp., ConocoPhillips, Shell Oil Co. e BP America Inc. – tiveram no Capitólio a presença de motoristas decepcionados que estão fazendo cada vez mais pressão para que os legisladores tomem alguma medida com relação aos elevados preços. Mas muitos legisladores, ontem (9/11), ainda ficaram fazendo lobby em favor de pequenas questões, e os analistas acabaram concluindo que nenhuma legislação será provavelmente aprovada tão cedo.
A questão da perfuração de poços no Ártico estará nas mãos da Casa Branca em breve. Por 25 anos, ambientalistas
For 25 years, environmentalists têm lutado insistentemente contra a exploração numa área rica, de 1,5 milhão de acres, numa faixa do chamado Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Ártico, área selvagem que serve de abrigo para diversas espécies de pássaros migratórios.
Alguns membros da Câmara e do Senado têm reclamado uma legislação para lidar com os preços da gasolina, que subiram US$ 3 desde que o furacão Katrina assolou a costa sul do país. Uma das idéias é taxar a produção de petróleo para fazer com que os preços caiam. (Washington Post, 10/11)